Datas importantes
- Início de envio de resumos: 15.10.2023
- Data limite para recebimento de resumos: 01.03.24 – PRAZO ENCERRADO
- Divulgação do resultado da avaliação: 10.05.24*
- Data limite para envio do trabalho completo e pagamento: 17.06.24*
*sujeito a alterações
1. Informações Gerais
As instruções aqui contidas referem-se aos trabalhos orais e pôsteres.
Ao inscrever seu resumo, o autor estará automaticamente autorizando a ABES a utilizar a obra de sua autoria, em publicação impressa, digital, internet, em seus veículos institucionais e documentos editados, ou em qualquer outra mídia.
Os trabalhos técnico-científicos deverão ser inéditos em relação a outros simpósios, congressos ou publicações técnicas, nacionais e internacionais, e representar uma contribuição real ao desenvolvimento da Engenharia Sanitária e Ambiental, levando-se em conta os seguintes aspectos:
- Caráter inovador de melhoria ou de novos dados
- Resultados operacionais – experiência em escala real
- Aplicabilidade em situações similares
Não serão aceitos relatórios, traduções e nem trabalhos que se traduzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.
A seleção dos trabalhos orais e pôsteres, feita pelos seus resumos, será realizada pela Comissão de Avaliação designada pelos membros da Comissão Organizadora.
A cada trabalho serão atribuídas notas proferidas por diferentes avaliadores, que resultarão numa média final.
O número de trabalhos selecionados para apresentação oral no evento condiciona-se a limitações de horário e sessões previstas na programação do mesmo, e é de responsabilidade do Comitê Científico.
Por esta razão, trabalhos submetidos por seus autores como orais poderão ser aceitos para apresentação na forma pôster. O status do trabalho – oral ou pôster – é definitivo, não podendo ser revertido.
2. Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:
2.1. O envio do resumo é exclusivamente via site do evento.
2.2. Para submeter os resumos é necessário que o autor principal responsável pela submissão do resumo esteja cadastrado no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da submissão do resumo, isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do mesmo.
2.3. O autor deverá realizar um cadastro junto ao sistema de submissão, contendo: nome, cpf, e-mail, celular, nacionalidade e instituição de cada autor. É obrigatório o cadastro de todos os coautores. Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição.
2.4. O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online, com os seguintes itens:
- Título
- Formato de apresentação: oral ou poster
- Tema e subtema
- Palavras-chaves (até 5)
- Introdução – máximo de 2.500 caracteres
- Objetivo do Trabalho – máximo de 2.500 caracteres
- Metodologia Utilizada- máximo de 2.500 caracteres
- Resultados Obtidos ou Esperados – máximo de 2.500 caracteres
- Análise dos resultados – máximo de 2.500 caracteres
- Conclusões/Recomendações – máximo de 2.500 caracteres
- Referências bibliográficas – máximo de 2.500 caracteres
- Co-autores: nome, cpf, e-mail, instituição
2.5. O autor que estiver submetendo o resumo poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho Oral ou Poster. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha;
2.6. Antes de enviar o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até 48h após o envio do resumo.
2.7. Você deverá assinalar o tema no qual o resumo se encaixa. É possível submeter resumos nos seguintes temas:
I – Água: abastecimento, tratamento e distribuição
II – Efluentes Sanitários e Industriais: caracterização, coleta, tratamento, disposição, reuso, lodo e biossólidos
III – Resíduos Sólidos: reciclagem, coleta, tratamento, disposição final e aterros
IV – Recursos Hídricos: planejamento, gestão, aproveitamento, controle da poluição hídrica, políticas e estudos avaliativos
V – Gestão Institucional e Empresarial do Setor: regulação, regulamentação, eficiência empresarial, organização e qualidade
VI – Meio Ambiente: gestão e controle ambiental, avaliações de impacto ambiental, normas e padrões ambientais, gestão costeira, análises de risco, produção mais limpa, mudanças climáticas e créditos de carbono
VII – Saúde Pública: doenças, controle de vetores, epidemiologia, vigilância sanitária e salubridade ambiental
VIII – Educação e Recursos Humanos: formação, gestão e capacitação de pessoas e educação ambiental
IX – Irrigação, Drenagem Urbana, Controle da Erosão, Águas Subterrâneas e Águas Pluviais: hidrologia urbana, tratamento e gestão
X – Controle da Poluição do Ar: odores, ruídos, radiações e material particulado
XI – Energia, Eficiência Energética e Controle de Perdas: gestão, controle e redução de consumo
XII – Saneamento Rural
Para conhecer todos os Temas e subtemas clique aqui
2.8. O resumo deve ser enviado em português.
2.9. A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no desenvolvimento do texto, Introdução, Objetivo e demais partes integrantes do campo do formulário.
2.10. O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tema escolhido.
2.11. O campo de resumo tem um contador, onde que são contabilizados os caracteres e espaços. Quanto as demais ações, por exemplo: – o parágrafo (1 enter) não contabiliza, já 2 parágrafos (segundo enter) contabiliza 1 caractere. – Marcadores contabilizam 1 caractere. – O Tab (recuo) e espaçamentos de linha não funcionam dentro do resumo.
Será permitida a inclusão de gráficos, tabela e imagens. Se forem imagens (nesse caso não importa se é um gráfico, tabela ou uma foto qualquer) não contabiliza. Entretanto, o CKeditor (recurso que utilizamos para escrever o resumo) tem uma opção de inserir tabela. Onde os caracteres serão contabilizados de acordo com o tamanho e descrições inseridas.
2.12. Agradecimentos devem ser incluídos somente no trabalho completo.
2.13 Cada trabalho poderá ter até 5 autores, onde 1 (um) será o autor principal, e os outros 4 (quatro) coautores.
2.14 Um dos autores deverá ser indicado como apresentador, ele será responsável pelo pagamento da inscrição na categoria de “autor de trabalho” validando até 03 trabalhos aprovados.
2.15 É possível participar de até 3 (três) trabalhos como apresentador. Não há limite de participações como coautor.
2.16 Serão aceitos até no máximo 3 (três) trabalhos por inscrição de apresentador. Aqueles que já tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores.
2.17. Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o e-mail informado no formulário, confirmando a submissão do resumo. Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente, consulte no status de submissão.
2.18. As demais comunicações referentes ao processo de avaliação e resultado serão enviadas para o e-mail designado no formulário.
2.19. O apresentador do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa efetuar o pagamento de sua inscrição até 03 de junho de 2024. E essa inscrição irá validar até 03 trabalhos aprovados em que ele é o apresentador. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Caso após a validação do trabalho esse apresentador não puder mais comparecer, outro autor pode apresentar, porém deverá estar inscrito no evento.
2.20. Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
2.21. A Comissão organizadora do evento não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.
2.22. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor (es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.
2.23. Os trabalhos que não forem apresentados não serão incluídos nos anais do evento
3. Mais informações
Katia Bella – Trabalhos Técnicos
katia.bella@abes-dn.org.br
21 2277-3915 e 21 97990-0014